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08/12/2004 |
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Grupo chinês compra divisão de PCs da IBM |
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Lenovo paga US$ 1,75 bilhão e se torna 3º maior fabricante de computadores pessoais do mundo
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A chinesa Lenovo comprou o segmento de computadores pessoais da norte-americana IBM por US$ 1,75 bilhão, em uma operação que envolve desembolso em dinheiro, ações e transferência de dívidas. Desconhecida no Ocidente, a empresa asiática passará do oitavo para o terceiro lugar no ranking dos maiores fabricantes de computadores do mundo e ganhará o direito de usar a marca IBM por cinco anos. É a maior aquisição de uma empresa americana por capital chinês, segundo a agência de notícias Bloomberg. A Lenovo é líder na China e na região Ásia-Pacífico (excluído o Japão), com 27% e 12,6% do mercado, respectivamente. A compra do segmento de PCs da IBM permitirá que a companhia entre nos EUA e na Europa, onde sua presença é irrisória. A IBM lançou seu primeiro computador pessoal em 1981 e teve um papel crucial na popularização do produto. Agora, decidiu abandonar esse segmento para se concentrar em áreas mais lucrativas, como serviços e desenvolvimento de softwares. As ações da empresa subiram ontem 0,57% na Bolsa de Nova York, acima da alta registrada pelo principal índice, o Dow Jones, de 0,51%. A Lenovo pagará US$ 600 milhões em dinheiro e cederá US$ 650 milhões em ações para a IBM, que terá participação de 18,9% no capital da companhia. Além disso, a empresa chinesa assumirá dívidas de US$ 500 milhões da norte-americana. As duas companhias também celebraram uma aliança estratégica no fornecimento de produtos e serviços. A IBM terá preferência no provimento de serviços e financiamento para os clientes da Lenovo. O grande negócio da empresa norte-americana hoje é a consultoria e a construção de soluções tecnológicas para empresas. A Lenovo, por sua vez, será a primeira opção da IBM no fornecimento de produtos para seus clientes corporativos. A nova empresa terá cerca de 8% do mercado mundial de computadores pessoais, atrás das líderes Dell e Hewlett-Packard, que possuem fatias próximas de 17% e 15%, respectivamente. A Lenovo enfrenta competição acirrada no mercado chinês tanto de outras empresas locais quanto de multinacionais. Segundo analistas, ela precisa se expandir para elevar seu ganho de escala e lucratividade. Em 2003, o lucro da empresa cresceu 3,5%, em uma economia que se expande a 9% e na qual a demanda por computadores cresce quase 20% ao ano. A compra da divisão de PCs da IBM elevará o faturamento da Lenovo dos atuais US$ 3 bilhões para US$ 12 bilhões, com base nos resultados de 2003. A produção de computadores passará de 5 milhões de unidades para 12 milhões, segundo a empresa. A internacionalização também segue a decisão estratégica das grandes empresas chinesas de expandir seus negócios além das fronteiras nacionais. A Lenovo começou a preparar seu crescimento fora da China em abril de 2003, quando abandonou seu antigo nome Legend, que já era registrado em vários países por outras empresas. O passo seguinte foi tornar-se a primeira companhia chinesa a integrar o grupo de patrocinadores do Comitê Olímpico Internacional. Ela será fornecedora exclusiva de computadores e serviços de informática da Olimpíada de Inverno de 2006, em Turim, e da Olimpíada de 2008, em Pequim.
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Fonte: CLÁUDIA TREVISAN - de Pequim - FOLHA |
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