O novo sistema de freios do trem-bala visa lidar também com terremotos
O último modelo vai viajar a até 360 quilômetros por hora, mas poderá alcançar velocidades ainda maiores.
Os freios em formato de orelha, barbatanas que lembram uma meia-lua colocadas na parte de cima do trem, foram planejados para uso no caso de terremoto, prevendo uma parada rápida.
O trem, que deve começar a funcionar em 2011, é uma versão altamente desenvolvida do trem-bala original, lançado em 1964.
Segurança
Desde o lançamento do primeiro modelo de trem-bala Shinkansen, a empresa conseguiu registros invejáveis em pontualidade e segurança.
Este novo modelo, chamado Fastech 360S, consegue alcançar a velocidade de 405 quilômetros por hora.
Mas a Companhia Ferroviária do Leste, a maior do operadora do setor ferroviário no Japão, afirmou que criar o trem mais rápido do mundo não é o único objetivo.
"Os testes realizados devem concluir como a tecnologia criada pode garantir a segurança, reduzir o ruído e a oscilação. Viajar mais rápido não é o único objetivo", disse um porta-voz da companhia.
Viagens testes devem ocorrer neste sábado entre as cidades de Sendai e Kamitika, no norte do Japão.
Os trens mais rápidos do mundo atualmente e em operação comercial incluiem o Sanyo Shinkansen, operado pela Companhia Ferroviária do Leste, no Japão, o TGV na França e o Eurostar, que liga Londres, Bruxelas e Paris. |