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16/09/2007 |
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Banda Larga cresce 8% no Brasil no 2º tri |
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Barômetro Cisco de Banda Larga revela que o número de acesso em Banda Larga no Brasil é de 6,54 milhões; acessos via cabo continuam crescendo mais do que os xDSL
A sexta edição do Barômetro Cisco de Banda Larga mostra crescimento de 8% na base de usuários de banda larga no Brasil no segundo trimestre, em relação ao primeiro trimestre de 2007. São 493 mil novos consumidores dos serviços de internet em alta velocidade. Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o aumento foi de 35,9%.
Nos últimos 12 meses (junho de 2006 a junho de 2007) o Brasil registrou 1,733 milhão de novas conexões. O número de acesso em banda larga no país é de 6,54 milhões.
“O crescimento continua estável, graças à competitividade e à queda de preços no segmento. Mesmo assim, é necessário que o governo, em parceria com a iniciativa privada, estude alternativas para estimular a expansão no número de acessos em Banda Larga. Isto pode ser feito por meio de políticas de redução de preços e benefícios fiscais, além da inclusão do segmento nas estratégias futuras de incentivo”, diz Pedro Ripper, presidente da Cisco do Brasil.
O crescimento no 2º trimestre foi maior do que o registrado no trimestre anterior, de 4,59%. A faixa de velocidade com maior expansão de mercado foi superior a 1 Mbps, com 25,9% de participação, seguida pelas velocidades entre 128 Kbps e 256 Kbps, com 13,5%. A queda de preços em relação ao mesmo período do ano passado para esses segmentos foi respectivamente de 30,3% e 12,4%.
“Esse movimento é interessante, pois mostra que as operadoras estão oferecendo mais banda com valores menores, para clientes que exigem mais velocidade, o que incentivou a migração para o patamar acima do 1 Mbps. Na outra ponta, as empresas passaram a oferecer pacotes mais baratos, visando às classes C e D, altamente sensíveis a preço e que optam por pacotes com preços e velocidades menores”, analisa Ripper.
Outra tendência para esse mercado é a adoção do serviço móvel. “Já sentimos um movimento estratégico das principais operadoras de telefonia móvel do País. A maioria já tem este serviço ou anunciaram o lançamento para breve. O 3G é uma solução para ampliar a Banda Larga no País, com a possibilidade de levar o acesso aonde a Banda Larga fixa não chega”, diz Ripper.
É importante ressaltar, segundo a empresa, que cresceu a participação do cable no mix de tecnologias de conexão presentes no Brasil. Em junho de 2007, 21% dos acessos banda larga no país eram baseados em cable. A xDSL, entretanto, continua líder com 75% do total de acessos. A queda da participação desta tecnologia no mercado foi de 1% em relação ao trimestre anterior.
Patrocinado pela Cisco e realizado pela IDC Brasil, o estudo é publicado a cada três meses, com o objetivo de mensurar a evolução do mercado brasileiro de banda larga |
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Fonte: Uol - Informatica |
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