|
|
27/10/2007 |
|
|
Empresas de telecom têm de aprender com o setor de TI, diz NEC |
|
|
O gerente geral da NEC, Shinya Kukita, afirma que o segmento de telecomunicações deve identificar meios de testar novos serviços, como se faz na internet |
|
|
|
|
|
As companhias do setor de telecomunicações, segundo Shinya Kukita, gerente geral da NEC, gastam muito tempo e dinheiro definindo novos serviço que não sabem se vão ser bem aceitos. Ele diz que a saída para isso, portanto, é aprender a testar novos serviços, como hoje se faz em TI corporativa e na internet, principalmente com a Web 2.0.
“Normalmente, as empresas de telecom documentam os serviços e depois preparam o desenvolvimento. Na web é diferente”, ressalta. Por isso, sua sugestão é que, ao contrário de se falar em infra-estrutura, que é o que têm guiado os debates na Futurecom 2007, deve-se debater o potencial de um novo nível de criatividade, combinando serviços corporativos e aplicações web.
Como resultado disso, os usuários – que querem sempre serviços acessíveis, customizados, de fácil uso e quando possível, gratuitos – terão mais chance de acertar o que esse público quer e vão diminuir as tentativas sem sucesso. “Na internet existem muitas alternativas bem-sucedidas, ao mesmo tempo em que muitas fracassadas, mas sem dúvida existem testes”, garante.
Além disso, o japonês Kukita explica que não se pode falar em ganhar batalhas entre a internet e as empresas de telecomunicações, porque na verdade é preciso pensar em cooperação de suas posições em um novo cenário. “As empresas de telecom tem de olhar para suas forças, como o tamanho, os padrões que têm, a grande base de clientes e a capacidade de entregar serviços entre usuários finais e outros para assumir essa nova posição e obter resultados mais garantidos em suas iniciativas”, conclui. |
|
|
|
|
|
Fonte: Computer World - Uol |
|
|
|
|
|
|